Eventos

1º Encontro de Produtores Rurais foi um sucesso

1º Encontro de Produtores Rurais foi um sucesso

A Prefeitura de Santo Antônio de Posse, através da Casa de Agricultura e o Departamento de Meio Ambiente, realizou no último sábado, dia 19 de maio, o 1º Encontro de Produtores Rurais do município.

A iniciativa proporcionou uma manhã de troca de conhecimento a respeito temas como saneamento ambiental de propriedades rurais, no qual uma empresa do setor pôde mostrar aos presentes a importância da coleta e tratamento dos efluentes nas casas. O superintendente de Meio Ambiente, Ronaldo Monzani, reforçou a importância deste tipo de trabalho e do uso da fossa biodigestora, para que se evite a contaminação.

“Em quase 100% dos casos, a disponibilidade de água na zona rural é oriunda de nascentes, poços caipiras ou até poços semi artesianos e estes, geralmente, acabam sendo contaminados devido a maneira como os efluentes são conduzidos através das fossas negras”, afirma.

Durante o evento, os produtores presentes puderam ver como o sistema funciona, pois, a propriedade na qual o encontro foi realizado adotou a tecnologia da fossa biodigestor, sabendo da fundamental importância em relação as adequações ambientais das propriedades rurais.

Cerca de 80 produtores participaram do encontro que também discutiu temas como linha de crédito e serviços para o produtor rural, a importância da calagem e conservação do solo e plantio direto.

O evento também teve como objetivo disseminar e divulgar a importância do Programa Município VerdeAzul do Estado de São Paulo, junto ao município como um todo e, neste caso, a importância do conhecimento por parte dos agricultores locais para que suas ações se tornem cada vez mais participativas junto ao programa.

SAÚDE

Saúde mental é tema de palestra

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS promoveu na quinta-feira, 25 de janeiro, uma palestra para os profissionais do ...