6ª Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio de Posse

6ª Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio de Posse

Aconteceu na última terça-feira, 25 de abril, a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio de Posse, que teve como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A iniciativa que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizada no Centro Múltiplo do Idoso, a Conferência partiu através de três eixos temáticos: 1) O Brasil que temos. O Brasil que queremos; 2) O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; 3) Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia;

As deliberações aprovadas na 6ª Conferência Municipal de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento do município e servir de subsídio para a elaboração do Plano Municipal de Saúde e Plano Plurianual de 2026- 2029.

“Esse é um momento muito importante para alinharmos o caminho da saúde em nosso município e discutir políticas públicas”, comentou o prefeito João Leandro Lolli. “Quero agradecer a diretora do DRS-7 (Departamento Regional de Saúde de Campinas), Fernanda Pênalti Ayres Vasconcelos, a articuladora da atenção básica do departamento, Nádia Martorini, e a todos que participaram dessa importante etapa”, finalizou.

DELIBERAÇÕES:

Eixo 1: O Brasil que temos. O Brasil que queremos.

1.     Criação de um programa para acolher o profissional de saúde inclundo capacitações, valorização profissional, acolhimento e acompanhamento com profissional de saúde mental;

2.     Criação de fluxos e protocolos de atendimento juntos as referências e departamentos intersetoriais;

3.     Otimizar o Programa Saúde na Escola e criação de um programa educativo sobre saúde para os pais e responsáveis.

Eixo 2: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.

1.     Reestruturação e fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde quanto a composição, capacitações e periodicidade de reuniões;

2.     Criação de conselhos locais de saúde com participação da população dos bairros;

3.     Elaborar estratégias de conscientização da população sobre a importância da participação nos conselhos, através de palestras nas escolas, entrega de panfletos e folders de divulgação com linguagem acessível em empresas, comércios, academias, feiras, etc e publicação de conteúdo nas mídias.

Eixo 3: Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia.

1.     Frotalecer e agilizar os processos de referencia e contra referencia entre os setores, e molhorar a comunicação utilizando uma circular para informar os diversos setores do município as ações realizadas;

2.     Garantir um plantão de atendimento na unidade para acolhimento das demandas destes setores;

3.     Corresponsabilidade do paciente no tratamento (aplicação de um termo de corresponsabilidade);

4.     Utilizar o cartão cidadão como ferramenta para apontar os pacientes faltosos;

5.     Proteção do profissional com a contratação de segurança priorizando as unidades mais vulneráveis como Pronto Socorro e Saúde Mental;

6.     Capacitação dos profissionais para o acolhimento ou atendimento humanizado para minimizar os conflitos.