Saúde Notícias

Conselho de Desenvolvimento da RMC aprova ações conjuntas para combate a dengue

Conselho de Desenvolvimento da RMC aprova ações conjuntas para combate a dengue

O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), formado por 20 municípios do interior paulista, aprovou nesta sexta-feira, 8 de março, sete medidas com intuito de coibir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e conter o avanço da epidemia na região. A reunião, convocada pelo presidente do CD-RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e pelo prefeito de Campinas, Dario Saadi, contou com a participação do prefeito de Santo Antônio de Posse, João Leandro Lolli, além de prefeitos, secretários e diretores de Saúde de cada cidade.

Medidas para conter avanço da dengue:

– Mutirão conjunto dos municípios da RMC;

– Implementação de um comitê metropolitano de enfrentamento à dengue;

– Mobilização metropolitana dos municípios junto às suas lideranças religiosas e empresariais;

– Reforçar ações nas divisas;

– Uso da telemedicina para fazer o monitoramento digital;

– Convocação do exército brasileiro como apoio às ações realizadas nas ruas com os mutirões;

– Solicitação junto aos Governos Federal e Estadual para incluir como prioridade a RMC na aquisição da vacina contra a Dengue;

(Foto: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas)

Em Santo Antônio de Posse, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, decretou situação de emergência em saúde pública para a dengue. Entre as principais medidas, o decreto prevê a aquisição de insumos e materiais, e a autorização do poder público, a ingressar em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente, regularmente designado e identificado.

Além disso, estão sendo realizados mutirões de vistoria de imóveis, campanhas educativas, ampliação de atendimentos nos seis Postos de Saúde da Família, no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas e no Pronto Socorro.

“Estamos promovendo um conjunto de medidas para combater o mosquito e qualificar a assistência em saúde”, comentou o prefeito João Leandro Lolli. “Neste momento, é muito importante somarmos esforços para vencermos mais esse desafio. Contamos com a colaboração de todos. Vamos fechar o cerco contra o mosquito”, finalizou.

A RMC é formada por 20 municípios do interior paulista: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

SEGURANÇA

GCM faz visita surpresa para aniversariante

Olha que notícia legal. No último domingo, 10 de março, uma equipe da Guarda Civil Municipal de Santo Antônio de Posse fez uma visita na ...