Saúde Notícias

Conselho de Desenvolvimento da RMC aprova ações conjuntas para combate a dengue

Conselho de Desenvolvimento da RMC aprova ações conjuntas para combate a dengue

O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), formado por 20 municípios do interior paulista, aprovou nesta sexta-feira, 8 de março, sete medidas com intuito de coibir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e conter o avanço da epidemia na região. A reunião, convocada pelo presidente do CD-RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e pelo prefeito de Campinas, Dario Saadi, contou com a participação do prefeito de Santo Antônio de Posse, João Leandro Lolli, além de prefeitos, secretários e diretores de Saúde de cada cidade.

Medidas para conter avanço da dengue:

– Mutirão conjunto dos municípios da RMC;

– Implementação de um comitê metropolitano de enfrentamento à dengue;

– Mobilização metropolitana dos municípios junto às suas lideranças religiosas e empresariais;

– Reforçar ações nas divisas;

– Uso da telemedicina para fazer o monitoramento digital;

– Convocação do exército brasileiro como apoio às ações realizadas nas ruas com os mutirões;

– Solicitação junto aos Governos Federal e Estadual para incluir como prioridade a RMC na aquisição da vacina contra a Dengue;

(Foto: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas)

Em Santo Antônio de Posse, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, decretou situação de emergência em saúde pública para a dengue. Entre as principais medidas, o decreto prevê a aquisição de insumos e materiais, e a autorização do poder público, a ingressar em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente, regularmente designado e identificado.

Além disso, estão sendo realizados mutirões de vistoria de imóveis, campanhas educativas, ampliação de atendimentos nos seis Postos de Saúde da Família, no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas e no Pronto Socorro.

“Estamos promovendo um conjunto de medidas para combater o mosquito e qualificar a assistência em saúde”, comentou o prefeito João Leandro Lolli. “Neste momento, é muito importante somarmos esforços para vencermos mais esse desafio. Contamos com a colaboração de todos. Vamos fechar o cerco contra o mosquito”, finalizou.

A RMC é formada por 20 municípios do interior paulista: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.