Notícias

Departamento de Agricultura e Meio Ambiente orienta produtores sobre análise de solo

Departamento de Agricultura e Meio Ambiente orienta produtores sobre análise de solo

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente realiza, em apoio aos pequenos produtores rurais de Santo Antônio de Posse, orientação através de visitas técnicas em relação a retirada de solo para análise. Nas visitas, os técnicos do departamento instruem os proprietários em relação a conservação do solo, por meio de técnicas de terraceamento agrícola.

Esta técnica, quando adotada de maneira correta, permite que não ocorra a perda do solo que é o maior patrimônio do produtor rural e, consequentemente, reduz em grande quantidade o carreamento do solo nos corpos d’água, o que ocasiona o assoreamento.

Ao adotar a análise de solo como um fator de tomada de decisão em relação a quantidade eficaz de fertilizante que será aplicado no solo, o produtor terá ganho em diversos aspectos. Entre eles, o conhecimento do nível de fertilidade de seu solo e a proporção correta de adubo a ser aplicado para uma produção condizente com a cultura.

Outro fator importante, para o agricultor e também para o Meio Ambiente, em relação ao fertilizante é que quando aplicados de acordo com o que a cultura exige, evita-se que o excesso não absorvido cause poluição e a eutrofização nos corpos d’água.

 

NOTÍCIAS

Comunicado – Cartão Cidadão

Devido à manutenção do sistema, o cadastro, bem como a emissão de novos cartões, está momentaneamente suspenso.