Estudantes do município estão próximos de se formarem no Proerd

Após oito anos sem participar do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse voltou a desenvolver neste ano de 2018 as aulas e atividades do programa na rede municipal e particular de ensino do município.

O PROERD é viabilizado através da Secretaria Municipal de Educação, com patrocínio da Cooperativa SICREDI, e envolve 13 salas de 5º ano do ensino fundamental, que somam cerca de 310 estudantes. A formatura das turmas está prevista para acontecer na terça-feira, dia 27 de novembro.

O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), tem como base o DARE (Drug Abuse Resistence Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros, e no Estado de São Paulo já está há 25 anos.

O PROGRAMA

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física me sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades essas que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram.

O Programa não invalida qualquer outro Programa, trabalho ou atividade de prevenção dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação efetiva do empresariado constitui-se em ferramenta de sustentação econômica e financeira, de viabilidade e continuidade do PROERD em cada município, visando atender parcela cada vez mais significativa de crianças e adolescentes, criando dessa forma uma rede protetiva crescente contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.