Município participa de evento em comemoração aos 10 anos do Consab

Na última sexta-feira, dia 2 de agosto, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab) realizou uma cerimônia em comemoração aos 10 anos de sua criação. O evento aconteceu no Centro de Cultura e Eventos, em Holambra, e contou com a participação de diversas autoridades municipais.

Representado pelo Prefeito Municipal, a Vice-Prefeita Municipal e o Superintendente de Meio Ambiente, Ronaldo Monzani, o município de Santo Antônio de Posse, em nome do Prefeito Municipal e do Superintendente, recebeu a placa do Certificado de Mérito Ambiental pelos serviços prestados em favor do Meio Ambiente.

No ano de 2009, no segundo mandato do atual Prefeito Municipal, Posse se uniu a outros quatro municípios da região e deram início a união que formaria o Consab. Infelizmente, no ano de 2013, nossa cidade deixou de fazer parte do Consórcio, mas retomou a parceria em 2017.

Ao todo, atualmente, o Consórcio atende nove municípios representados por Artur Nogueira (SP), Conchal (SP), Cordeirópolis (SP), Cosmópolis (SP), Engenheiro Coelho (SP), Holambra (SP), Jaguariúna (SP), Matão (SP) e Santo Antonio de Posse (SP).

Além de proporcionar soluções conjuntas para gestão de resíduos sólidos, resíduos dos serviços em saúde e manutenção e expansão de parques de iluminação pública, o Consab possibilita às Prefeituras, através do rateio de custos e da economia em escala, fazer mais gastando menos.

Confira alguns números referente ao último ano do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental:

– 58 mil pontos de iluminação pública monitorados.

– 70 mil toneladas de lixo coletadas em 2018.

– 29 mil toneladas de resíduos de construção civil reciclados através da britagem, promovendo economia de cerca de R$ 1,1 milhão em 2018.

– 208 toneladas de resíduos dos serviços em saúde geridos em 2018.