Saúde Notícias

Prefeitura amplia atendimentos para casos suspeitos de dengue em oito unidades

Em razão dos crescentes casos de dengue em todo o Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, iniciou nesta quarta-feira, 6 de março, o atendimento espontâneo nos seis Posto de Saúde da Família, no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas e no Pronto Socorro. Agora, os pacientes com suspeita da doença podem procurar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, o PSF mais próximo de sua residência. No Ambulatório de Especialidades, os atendimentos ocorrem em uma nova ala implementada para atendimento exclusivo, de segunda a domingo, das 8h às 20h. Já no Pronto Socorro, um terceiro médico ficará à disposição da unidade até às 22h, com intuito de dar mais celeridade aos atendimentos.

Além do atendimento exclusivo para esse público, a Secretaria de Saúde segue tomando um conjunto de medidas de enfrentamento à arbovirose, como:

– Decretação de situação de emergência em saúde pública para a dengue;

– Mutirão contra à Dengue em todos os bairros do município entre os dias 5 a 9 de fevereiro;

– Busca ativa diária nos imóveis do município pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE);

– Ciclo de palestras para alunos da rede pública de ensino, entre os dias 20 a 22 de fevereiro;

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Segundo o boletim epidemiológico, das 715 notificações, Santo Antônio de Posse conta com 172 casos confirmados de dengue, 715 notificações de suspeitos aguardando resultado, 102 negativos e 1 óbito.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5 °C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

COMBATE AO MOSQUITO

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito.

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.