Saúde Notícias

Prefeitura conclui nebulização contra a Dengue

Prefeitura conclui nebulização contra a Dengue

Terminou na última segunda-feira, 6, a nebulização veicular, o fumacê, com o objetivo de combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A ação foi realizada por meio de empresa especializada, e pela Secretaria Municipal da Saúde através dos agentes comunitários e a equipe de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica que passaram nas casas dos moradores averiguando os terrenos para identificar possíveis criadouros, além de um carro de som com orientações sobre os cuidados necessários. A Diretoria de Serviços Públicos também esteve presente cedendo um caminhão e dois profissionais para retirada de objetos.

A ação contemplou todos os bairros do município com intuito de eliminar o mosquito transmissor de evitar mais casos da doença. Atualmente Santo Antônio de Posse conta com 132 casos confirmados de dengue, 104 suspeitos, e 264 notificações de suspeito aguardando resultado ou encerramento por clínica epidemiológica, disseminados em todo o território.

Segundo a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que é o indicador de possível infestação, o Índice de Infestação Predial (IIP) do município é de 5.58, sendo classificada pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) como de alto risco de transmissão.

Os primeiros casos da doença neste ano apareceram no bairro São Judas, com a primeira notificação de suspeito datada no dia 17/01/2022. Com o aumento de casos da doença na cidade, a Secretaria vem intensificando desde o dia 12 de abril as ações de enfrentamento à arbovirose, por meio dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, realizando orientações, controle mecânico e retirada de potenciais criadouros no intradomicílio, com a parceria da Diretoria de Serviços Públicos, a Diretoria de Água e Esgoto (DAE), e a SUCEN, recebendo desta última, adulticida e atomizadores costais para nebulização.

Desde 2010 Santo Antônio de Posse enfrenta epidemias e surtos de dengue, e a população suscetível é volumosa, aumentando nesta proporção o risco de complicações e óbitos. A partir de 2018 o sorotipo circulando no munícipio é o tipo II, o mais grave quando atinge uma pessoa que anteriormente tenha se contaminado por dengue.

Por isso é de extrema importância que os munícipes mantenham quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e Chikungunya.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

Mantenha seu Cadastro Único em dia

O Cadastro Único é uma importante ferramenta de acesso a benefícios sociais, ofertados pelo Governo Federal e Estadual. É através dele que ...