Saúde Notícias

Saúde vistoria 2.693 imóveis e elimina 228 focos em mutirão de combate ao mosquito da Dengue

Ao todo, 4.898 residências foram visitadas, com 228 focos do mosquito eliminados, atingindo 55% de cobertura do município. Após análise, constatou-se que das 512 larvas examinadas, 294 são do Aedes aegypti.

Diante do aumento de casos de Dengue em todo o país, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com apoio da EPTV, afiliada da TV Globo, por meio da 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, promoveu entre os dias 5 e 9 de fevereiro, um mutirão de combate à Dengue, vistoriando imóveis para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença.

Ao todo, 4.898 residências foram visitadas, dessas, 2.693 passaram por vistoria, com 228 focos do mosquito eliminados, atingindo 55% de cobertura do município. Após análise, constatou-se que das 512 larvas examinadas, 294 são do Aedes aegypti.

Segundo o boletim epidemiológico, Santo Antônio de Posse conta com 30 casos confirmados de dengue, e 108 notificações de suspeitos aguardando resultado.

A iniciativa, coordenada pela equipe de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica, mobilizou tanto os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde, quanto os profissionais da zeladoria da cidade, com o caminhão do “Cata Bagulho”, fazendo a remoção de materiais inservíveis e lixo vegetal.

O mutirão percorreu as áreas de cobertura dos seis Postos de Saúde da Família do município, os PSFs da Popular, Monte Santo, Bela Vista, Vila Bianchi, Ressaca e Rincão.

Além do mutirão, a Secretaria de Saúde segue intensificando as ações de enfrentamento à arbovirose, realizando orientações, controle mecânico e retirada de potenciais criadouros.

Neste sábado, 24 de fevereiro, uma equipe de profissionais estará na Feira Cultural, que acontece na Praça do Novo Centro, próxima a Caixa Econômica Federal, realizando a distribuição de informativos com orientações dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito em suas residências.

Histórico

Desde 2010, Santo Antônio de Posse enfrenta epidemias e surtos de dengue, e a população suscetível é volumosa, aumentando nesta proporção o risco de complicações e óbitos. A partir de 2018, o sorotipo circulando no município é o tipo II, o mais grave quando atinge uma pessoa que anteriormente tenha se contaminado por dengue.

Por isso, é de extrema importância que os munícipes mantenham quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam ser criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5 °C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Combate ao mosquito

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito.

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

Limpeza de terrenos

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Fiscalização de Posturas, alerta os proprietários de imóveis do município sobre a importância de manter terrenos e quintais limpos. A medida visa impedir a criação e proliferação de animais nocivos à saúde pública. Conforme previsto no artigo 18, incisos I e II da Lei Municipal 011A/2010, a limpeza dos terrenos é uma obrigação do proprietário.

A orientação é voltada aos donos de lotes particulares urbanos e de expansão urbana no município. O objetivo é manter a cidade limpa e organizada, sem riscos à saúde dos cidadãos possenses, pensando no bem-estar de toda a comunidade. Para tanto, é importante que todos os munícipes colaborem.

O artigo 18 da lei 011A/2010 estabelece ainda que a limpeza dos lotes por meio de queimadas também é proibida e passível de multa. O não cumprimento desta, implicará na aplicação de penalidade pecuniária de até 100 UFESP (R$ 3.536,00), conforme dispõe a legislação específica.