Educação

Ecoponto mobiliza mais de 200 alunos da rede pública de ensino em atividades de educação ambiental

O Ecoponto móvel permite ao visitante uma experiência em educação ambiental com criatividade e inovação, com jogos e muita interatividade.

Na quarta-feira, dia 5 de julho, cerca de 200 crianças, visitaram o Ecoponto Móvel, moderna ferramenta de educação ambiental para crianças, jovens e adultos, que foi instalado na Praça Cel. David Batista (Praça da Matriz). Aberto para visitação de forma gratuita, a iniciativa teve por objetivo, divulgar informações sobre reciclagem e conceitos ambientais e sustentáveis.

O Ecoponto Móvel visa a conscientização dos munícipes e já está inserido na idealização de futuros projetos para o município na área de meio ambiente e de educação ambiental. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, com a empresa CORSAM e o CONDESU, que já presta serviço para o município com o recebimento dos resíduos da coleta domiciliar entre outros.

CONHECIMENTO

Desenvolvido conforme as normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), o Ecoponto móvel permite ao visitante uma experiência em educação ambiental com criatividade e inovação, com jogos e muita interatividade.

Nele é possível adquirir conhecimento sobre os principais problemas ambientais e sociais relacionados ao descarte e à destinação incorreta dos resíduos sólidos, através do estímulo às práticas de consumo consciente, como redução, não geração e reciclagem.

Dentro do contêiner interativo há os seguintes equipamentos:

Painel cromático – demonstra os resíduos que devem ser encaminhados ao aterro sanitário. Disposição final ambientalmente adequada.

Totem digital – joguinho que estimula o conhecimento sobre os materiais que podemos reduzir o consumo ou que não devemos gerar. Ao final, é possível tirar uma foto como lembrança. Ela é encaminhada por e-mail.

Carregador de celular – os visitantes podem carregar os seus aparelhos enquanto aprendem.

Gerador manual de energia – Exemplifica o emprego de força para o funcionamento de determinados aparelhos eletroeletrônicos e reforça a dificuldade de geração de energia, além da reflexão sobre a necessidade de procurar meios alternativos e tecnologias de tratamento dos resíduos (exemplo: biodigestor). O ponto da PNRS é o tratamento.

Prateleiras para estimular o reaproveitamento – A população pode levar algo que queira doar – a exemplo de livros e sacolas retornáveis – ou deixar para doação. Uma forma de ampliar a vida útil dos materiais.

Recicláveis – O Ecoponto ainda recebe recicláveis (papel, plástico e metal) por meio de uma cesta de arremesso, como num jogo de basquete, que em parceria com a Cooperposse, irá dar destinação adequada para todos esses materiais.

Comunicado – Cartão Cidadão

Devido à manutenção do sistema, o cadastro, bem como a emissão de novos cartões, está momentaneamente suspenso.