Saúde Notícias

Esclarecimento acerca de filas para agendamento de consulta

Esclarecimento acerca de filas para agendamento de consulta

Após ter acesso a publicação, feita na página pessoal de um munícipe na rede social Facebook, em 02 de março 2020, sobre a grande concentração de pessoas na Unidade Básica de Saúde “Benedicto Barbosa” – PSF Popular para marcação de consultas, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que:

Em contato com a equipe de saúde da unidade, nos foi informado que, naquela data, 120 consultas foram agendadas e todas se tratavam de consultas eletivas. Além disso, TODOS os presentes, sem exceção, saíram da unidade com consultas agendadas.

Quanto a fila que se formou, informamos que a aglomeração acontece em função da abertura da agenda médica e, por costume, a população opta por comparecer logo pela manhã. No entanto, vale ressaltar que, os munícipes que estiveram na UBS ao longo do dia, bem como no restante da semana, também conseguiram agendar suas consultas.

Frisamos ainda que é possível que o agendamento seja realizada por um terceiro, desde que nos sejam informados os seguintes dados: nome completo, cartão SUS, endereço e telefone de contato. Desta forma, descartamos a necessidade do próprio usuário comparecer na unidade de saúde para marcação de consulta.

Para finalizar, informamos que todas as UBSs do município trabalham com uma agenda flexível e, por conta disso, os usuários que necessitarem de uma consulta, ainda que não agendada, podem procurar a equipe da enfermagem para uma avaliação com o enfermeiro da unidade e, se necessário, o mesmo será atendido no mesmo dia ou o mais breve possível.

Se ainda assim o usuário se sentir prejudicado, pedimos que entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, localizada na rua Santo Antônio, 46 – Centro, pessoalmente ou via telefone, no número (19) 3896-2955. Ou informe a Ouvidoria da Prefeitura Municipal através do número (19) 99743-5801. Desta forma, conseguimos ter conhecimento do ocorrido para auxiliar aquele que se sentiu afetado e melhorar a qualidade do serviço prestado à população.

Dito isso, informamos que estamos avaliando a possibilidade de mudanças no processo de trabalho para melhoria do atendimento, buscando evitar situações que tragam problemas para o usuário. No mais, estamos sempre à disposição da população.

Deixe um comentário

Acessibilidade

Novo modelo de identidade digital padrão do site pmsaposse.sp.gov.br atende às principais recomendações de acessibilidade indicadas para web.

Garantir a acessibilidade na Web é permitir que qualquer indivíduo, utilizando qualquer tecnologia de navegação, visite qualquer ambiente web e obtenha completo entendimento das informações contidas nele, além de ter total habilidade de interação.

Nesse ambiente, buscou-se contemplar as recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do site existe uma barra de menus onde se encontra atalhos de navegação padronizados, nos subitens de Acessibilidade há opções para alterar o contraste das cores e o tamanho dos objetos, essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do site.