Saúde Notícias

Município aguarda repasse de novo lote de vacina contra Influenza

A previsão é a de que no início da próxima semana, a vacinação seja retomada

Município aguarda repasse de novo lote de vacina contra Influenza

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Secretaria de Saúde, suspendeu mais uma vez a campanha de vacinação contra a Influenza no município. O motivo foi a alta procura pela vacina, o que esgotou as doses enviadas pelo Governo do Estado.

Na segunda-feira, dia 23 de março, e primeiro dia de campanha as doses recebidas chegaram ao fim ainda na parte da manhã. A Vigilância Epidemiológica notificou o órgão responsável e após receber o novo lote de vacina, retomou a imunização na quinta-feira, dia 26. Novamente, as doses se esgotaram no mesmo dia.

Com a falta da vacina contra a gripe, o município retomará a campanha no início da próxima semana quando novas doses serão recebidas. No município, cerca de 1.600 pessoas do grupo prioritário da campanha já foram imunizadas.

PRECAUÇÃO

A Secretaria de Saúde está seguindo as orientações de prevenção e precaução ao coronavírus e, por isso, tem realizado a vacinação em áreas externas. Os limites de distanciamento entre aqueles que esperam para serem vacinados também estão sendo respeitados. Os idosos que chegam de carro, recebem a vacina dentro do próprio veículo.

Todas as medidas tem como objetivo preservar a saúde daqueles que se enquadram como grupo de risco na pandemia.

CAMPANHA

A campanha de vacinação contra a Influenza foi antecipada em todo território nacional em 2020. O Ministério da Saúde optou pelo adiantamento após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil.

Embora a vacina não imunize contra o covid-19, o intuito é facilitar o diagnóstico, uma vez que a vacina reduzirá o número de pessoas com sintomas de gripe.

O “Dia D” da campanha deste ano, em todo Brasil, está previsto para 9 de maio, um sábado.