Saúde Notícias

Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe

Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe

Santo Antônio de Posse iniciou nesta segunda-feira, 25 de março, a vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. A campanha acontecerá até o dia 5 de maio e tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal das pessoas dos grupos prioritários, como crianças de até seis anos, gestantes, professores do ensino básico e idosos. Os munícipes dessa primeira fase podem procurar os Postos de Saúde da Família (PSFs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

A campanha, tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, foi antecipada pelo Ministério da Saúde, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Com a chegada do outono, há maior prevalência das doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripes e resfriados.

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil, além de poder, ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Grupos prioritários

• Crianças de 6 meses até os 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade);
  • Crianças indígenas de 6 meses até 9 anos incompletos (8 anos, 11 meses e 29 dias de idade);
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Professores dos ensinos básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos);
  • Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias;

Semana de combate ao mosquito da Dengue

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promove entre os ...