Santo Antônio de Posse tem três semifinalistas do projeto EPTV na Escola

Os alunos selecionados para a semifinal foram: Eloana Sales de Melo, Eliza França Correa e Kayky Jorge Perez

Santo Antônio de Posse tem três semifinalistas do projeto EPTV na Escola

Recentemente, foi divulgada a classificação dos semifinalistas da 24ª edição do “EPTV na Escola 2023”, de Campinas, e mais uma vez, Santo Antônio de Posse foi destaque, com três alunos da rede pública de ensino sendo selecionados para a próxima etapa. Este ano, entre 48 municípios que participam do concurso de redações, 137 estudantes foram selecionados para a semifinal, entre 14.595 textos inscritos desde o início do projeto este ano.

Os alunos selecionados para a semifinal foram: Eloana Sales de Melo, da E.M.E.F. Prof. Conceição Godoi Menuzzo, com redação intitulada “Déficit de natureza”, orientada pela professora Larissa Nunes Beltrami; Eliza França Correa, da E.M.E.F. Prof.ª Isaura de Carvalho Coelho, com a redação “Infância distante da natureza”, supervisionada pela professora Cristina Elisa Val Guilardi; Kayky Jorge Perez, da E.M.E.F. Prof.ª Isaura de Carvalho Coelho, com a redação “Restabelecendo a Conexão com a Natureza”, orientada pela professora Juliana Venere.

Com 504 escolas envolvidas, sendo em sua grande maioria da rede pública de ensino: 119 são da rede municipal, 251 da rede estadual (ensino regular e EJA) e 119 estabelecimentos de ensino particulares, o tema desta edição foi: “Somos a Natureza. Por que precisamos restabelecer nossa relação com ela?”. A iniciativa visa fomentar o debate sobre como as mudanças climáticas e a crise no antropoceno podem estar relacionadas com a desconexão do homem com a natureza.

A próxima etapa acontecerá no dia 3 de outubro com a divulgação dos 10 finalistas e em 23 de novembro, os vencedores devem participar de uma solenidade de encerramento e entrega dos prêmios aos finalistas, à escola do aluno primeiro colocado e aos professores orientadores dos alunos que chegaram à final.

EPTV na Escola

É um concurso de redação que envolve os estudantes do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV Campinas, Ribeirão, Central (São Carlos) e Sul de Minas (Varginha). A cada ano, um tema diferente é escolhido.

Os 15 estudantes classificados de cada município ganham um dia de passeio na cidade sede da EPTV de sua região, com direito de visita à emissora. No final, são escolhidos os dez melhores trabalhos da região, onde os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagens, baseadas no texto das redações que eles escreveram.

O objetivo do projeto é promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, permitir que os participantes conheçam o processo de produção de um telejornal e que utilizem a programação da EPTV como recurso educacional. Além disso, o foco é desenvolver a integração entre as escolas e, através da escolha do tema da redação, propiciar aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento.