Notícias

Prefeitura promove atividades da campanha “Faça Bonito”

Prefeitura promove atividades da campanha “Faça Bonito”

A campanha marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Diretoria de Desenvolvimento Social, promoverá uma semana de atividades relacionadas ao dia 18 de maio, data onde se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Intitulada como “Faça Bonito”, a Campanha envolverá o trabalho do CRAS e CREAS, em conjunto com o CMDCA, e em parceria com a rede de atendimento (Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Segurança Pública) e o sistema de garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes (Conselho Tutelar, MP e Vara da Infância).

Durante os dias 13 e 17 de maio, programou-se atividades com o intuito de mobilizar a população para “Fazer Bonito” e unir a todos para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A diretora de Desenvolvimento Social e presidente do CMDCA, Mayra Nini, enfatiza que é importante que as pessoas saibam cada mais sobre o assunto. “Todos precisam saber o que é considerado abuso sexual, como preveni-lo e o que fazer quando se há uma suspeita ou confirmação de abuso. É preciso que a população saiba identificar as formas de abuso e como ajudar crianças e adolescentes a se prevenirem e a não se calarem quando o abuso acontecer”, afirma.

Confira a programação da campanha “Faça Bonito” no município:

Dia 13 de Maio | Horário: 18h30 | Bairro: Bela Vista

Local: Espaço da igreja católica da comunidade

Atividade: Roda de Conversa sobre o tema “Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” com os participantes da oficina de Pintura em tela.

Dia 14 de Maio | Horário: 19h00 | Bairro: Centro

Local: Câmara Municipal de Santo Antonio de Posse

Atividade: Palestra “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: da prevenção ao atendimento”

Dia 15 de Maio | Horário: 08h30 | Bairro: Vila Esperança

Saída: CRAS

Ruas referenciadas para a mobilização: Iasha Hensse de Moraes; Amaro Ortiz de Campos; Vitório Lala; Atilio Bergo; Eduardo Bergo, Amaro Ortiz de Campos e Iasha Hensse de Moraes

Dia 16 de Maio | Horário: 14h00 | Bairro: Centro

Saída: Estacionamento do Mercado do Mauricio

Ruas Referenciadas para a mobilização: Santo Antônio, Alexandre Fleming, Elias Lian, Miguel Russo, Joaqui Barros de Aranha, Francisco Glicério, Dr Jorge Tibiriça, Santo Antonio (Praça Matriz).

Dia 17 de Maio | Horário: 08h30 | Bairro: São Judas

Saída: Escola CIEF.

Ruas referenciadas para a mobilização: Cynira Marques Cesar, Fabricio Lalla, Benedito Furigo, Luiz Adriano Milanes

 

SAIBA MAIS

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio.

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

Deixe um comentário

Acessibilidade

Novo modelo de identidade digital padrão do site pmsaposse.sp.gov.br atende às principais recomendações de acessibilidade indicadas para web.

Garantir a acessibilidade na Web é permitir que qualquer indivíduo, utilizando qualquer tecnologia de navegação, visite qualquer ambiente web e obtenha completo entendimento das informações contidas nele, além de ter total habilidade de interação.

Nesse ambiente, buscou-se contemplar as recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do site existe uma barra de menus onde se encontra atalhos de navegação padronizados, nos subitens de Acessibilidade há opções para alterar o contraste das cores e o tamanho dos objetos, essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do site.