Prefeitura realiza corte preventivo de árvores com risco de queda

Prefeitura realiza corte preventivo de árvores com risco de queda

A Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, vem executando nesta quinta-feira, 9 de novembro, trabalho preventivo de poda e corte de árvores com risco iminente de queda. O objetivo é preservar a integridade de moradores de locais em que tais situações são constatadas, como também evitar prejuízos patrimoniais.

Os cortes estão sendo realizados após vistoria e emissão de laudo técnico pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente que avaliou o estado das árvores, sendo constatado a necessidade de corte. A ação de poda e corte de árvores é regulamentada por lei municipal e só pode ser realizada mediante a autorização, baseada em laudo técnico, após vistoria solicitada pelo morador.

Conforme a Lei, para cada exemplar de vegetação de porte arbóreo cortada, o mesmo deverá ser compensado com o plantio de uma nova espécie nativa ou exótica, ou com a doação de cinco vezes por unidade autorizada à Prefeitura para sua utilização nos programas de arborização urbana, ampliação e manutenção de áreas verdes no Município.

No caso de remoção de espécie nativa de vegetação em área urbana particular, o mesmo deverá ser compensado com o plantio de oito novas espécies nativas ou com o fornecimento do mesmo número à Prefeitura.

Já para cada espécie exótica de vegetação de porte arbóreo cortado ou removido em área urbana particular, o mesmo deverá ser compensado com o plantio de cinco novas espécies nativas ou doação do mesmo número aos programas de arborização urbana.

PLANTIO DE ÁRVORES

Sabendo da importância da recuperação de áreas degradadas ou alteradas no município, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, ligado à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, de janeiro até o momento, fez o plantio de mais de 1.600 mudas de árvores nativas. A iniciativa tem por objetivo aumentar a cobertura vegetal e harmonizar a arborização no município, contrabalanceando as emissões de gás carbônico.

O plantio de árvores é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais já causados pelo homem na natureza. O retorno desta atividade é sentido rapidamente e o investimento é muito pequeno. Para solicitar a doação de mudas e obter mais informações, os munícipes podem entrar em contato com o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, através do telefone: (19) 3896-1281 ou de forma presencial, na Casa da Agricultura, localizada na Rua Elias Lian, 76 – Maria Helena.