Saúde

Santo Antônio de Posse conquista 1ª colocação em ranking que avalia atenção básica em saúde

Município conquistou a primeira colocação entre 44 cidades da rede regional de atenção à saúde – RRAS 15, que compreende os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) Campinas e São João da Boa Vista

Santo Antônio de Posse é destaque Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde, conquistando a primeira colocação entre 44 cidades da rede regional de atenção à saúde – RRAS 15, que compreende os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) Campinas e São João da Boa Vista (Regiões de Saúde: Campinas, Oeste VII, Baixa Mogiana, Mantiqueira e Rio Pardo), evidenciando a qualidade do trabalho das equipes dos Postos de Saúde da Família (PSFs) do município, num processo de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Os dados são do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – Sisab, e correspondem ao terceiro quadrimestre (Q3) de 2023.

O indicador mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários através da Atenção Primária à Saúde (APS), que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Trata-se da principal porta de entrada do SUS.

“Alcançar essa colocação, é motivo de grande orgulho para, pois mostra em dados práticos, a melhora do nosso sistema de saúde nos últimos anos”, comentou o prefeito, João Leandro Lolli. “Parabéns a todos os profissionais da saúde de Santo Antônio de Posse pelo ótimo trabalho que vem realizando em favor da saúde e da vida da nossa população”, concluiu.

Entre os indicadores avaliados no ranking do Previne Brasil, estão índices como a proporção de gestantes com, pelo menos, seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação, e a proporção de crianças de um ano vacinadas na Atenção Primária à Saúde (APS) contra doenças como tétano, difteria, hepatite B e poliomielite. A proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado é outro componente a fazer parte dos sete indicadores analisados.

O Previne Brasil compõe, por meio de indicadores, o incentivo financeiro de pagamento per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Atenção Primária (eAP). A colocação alcançada reflete os investimentos realizados pela gestão municipal na área da saúde e qualidade da assistência prestada pelas equipes da Atenção Básica, além de servir como norteadores das ações a serem intensificadas.