Saúde Notícias

Saúde 338 doses em Campanha de Vacinação nas escolas

A atualização da situação vacinal contribui para a proteção coletiva, reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil.

Saúde 338 doses em Campanha de Vacinação nas escolas

Entre os dias 17 e 21 de outubro, a Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria da Educação, promoveu a Campanha de Vacinação nas unidades educacionais da rede pública de ensino, visando aumentar a cobertura vacinal da população, ao atualizar as carteiras de imunização de crianças e adolescentes, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Durante o período, 381 alunos tiveram as cadernetas verificadas, sendo aplicadas 338 doses que estavam em atraso ou necessitavam reforço.

Tendo como público-alvo crianças e adolescentes até os 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, a atualização da situação vacinal contribui para a proteção coletiva, reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil.

Entre as vacinas ofertadas estão: Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, meningo ACWY, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite BCG e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), Covid-19, entre outras a depender da faixa etária.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que em 2022, no Estado de São Paulo, a cobertura vacinal contra a pólio ficou em 77% no ano passado. Para a BCG, que protege as crianças contra a tuberculose, a cobertura foi de 82%. Já a cobertura contra a febre amarela no estado ficou em 64%.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

Em Santo Antônio de Posse, a Campanha de Vacinação acontece a partir do Programa Saúde na Escola (PSE) que, com uma abordagem multidisciplinar, visa conscientizar e incentivar a adoção de hábitos saudáveis entre os alunos, criando um ambiente propício para a aprendizagem e desenvolvimento integral.

Entre as ações desenvolvidas, estão promoção da atividade física e alimentação saudável, buscando prevenir a obesidade e outros problemas de saúde relacionados ao sedentarismo e má alimentação; saúde bucal, apresentando a importância da escovação regular e do uso do fio dental e torna mais acessível o cuidado com a saúde dos dentes e gengivas; prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e também a saúde ocular; combate ao mosquito Aedes aegypti; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz; prevenção das violências e dos acidentes; e prevenção e combate à Covid-19.

Semana de combate ao mosquito da Dengue

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promove entre os ...