Saúde

Dia D de Multivacinação leva famílias aos postos para atualizar a caderneta de vacinação

A campanha segue até 31 de outubro nos Postos de Saúde da Família (PSFs)

Moradores de várias regiões da cidade aproveitaram o último sábado, 7 de outubro, para colocar a carteira de imunização em dia durante o Dia D de Multivacinação, promovido pela Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Ao longo do dia, as salas de vacinação dos seis Postos de Saúde da Família (PSFs) do município estiveram abertas para atualizar a situação vacinal da população, tendo como público-alvo crianças e adolescentes até os 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Ao término da mobilização, 95 doses foram aplicadas.

A campanha que segue até 31 de outubro nas unidades de saúde, ainda contará com outras ações com intuito de aumentar a cobertura vacinal dos munícipes. Entre os dias 16 e 20 deste mês, as equipes de saúde estarão nas escolas da rede pública de ensino para avaliar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes, mantendo-as atualizadas, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. As escolas vão encaminhar um bilhete no caderno dos alunos com data e horário, e os pais ou responsáveis, devem enviar a caderneta de vacinação e autorização preenchida.

Durante o mesmo período, em consonância com a campanha de coleta de Papanicolau, as salas de vacinação das unidades PSF estarão abertas até às 20h, nas seguintes datas:

16/10 – PSF OLINDA FORONI (VILA BIANCHI)

17/10 – PSF BENEDICTO ALVES BARBOSA (POPULAR)

18/10 – PSF NOLBERTO DE OLIVÉRIO (BELA VISTA)

19/10 – PSF JOÃO TEIXEIRA E ATÍLIO BERGO (JARDIM BRASÍLIA)

20/10 – PSF DR. JOSÉ PAULO MARUM (RESSACA)

20/10 – PSF ELÍDIA FABOCCI DA SILVA (RINCÃO)

Entre as vacinas ofertadas estão: Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, meningo ACWY, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), entre outras a depender da faixa etária. O objetivo da ação é elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças preveníveis pela vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é atualizar as cadernetas de imunização e elevar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil. Entre os principais imunizantes, além da poliomielite, estão as vacinas contra hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Covid-19.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que em 2022, no Estado de São Paulo, a cobertura vacinal contra a pólio ficou em 77% no ano passado. Para a BCG, que protege as crianças contra a tuberculose, a cobertura foi de 82%. Já a cobertura contra a febre amarela no estado ficou em 64%. Foram destinados R$ 20,5 milhões para as ações de multivacinação nos municípios paulistas. Outros R$ 2 milhões foram destinados ao estado.