Posse sedia encontro do Programa Reconecta RMC

Na manhã de quinta-feira, dia 19 de setembro, o município de Santo Antônio de Posse recebeu representantes do ICLEI, secretarias e diretorias de Meio Ambiente de seis cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para discutir diretrizes e iniciativas de políticas públicas de desenvolvimento sustentável.

Para abertura da reunião, o biólogo de Itatiba, Pedro Carvalho Neto apresentou sua pesquisa “Diretrizes mínimas para implantação de Parques Lineares” para os presentes. O conteúdo está sendo produzido em parceria com o médico veterinário da cidade de Hortolândia, Paulo Mancuso, para o subgrupo de Parques Lineares.

Em seguida, o engenheiro ambiental, Gabriel Neves, responsável pelo Programa Reconecta RMC, falou sobre o plano de comunicação que está sendo construído em parceria com os demais municípios. A expectativa é que todos os documentos produzidos pelos subgrupos sejam finalizados entre o final do ano de 2019 e o começo de 2020 para, depois, dar início à busca por formas de implantação.

Estavam presentes os municípios de Campinas, Jaguariúna, Piracicaba, Itatiba, Indaiatuba, Santa Bárbara d’Oeste e Santo Antônio de Posse, que trabalham com os subgrupos dos seguintes temas: arborização urbana (elaboração de uma Política de Arborização Urbana Regional incidente na Área de Conectividade); Corredores Ecológicos (elaboração de diretrizes minímas para implantação e manutenção); Inventário de Fauna Silvestre Regional; Manual de Fauna Silvestre (elaboração de um manual de conscientização e capacitação sobre a fauna silvestre regional e seu manejo adequado).