Projeto de uso consciente de água é aplicado em escola do município

Projeto de uso consciente de água é aplicado em escola do município

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, representada por servidores da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Departamento de Água e Esgoto e do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, participou entre os meses de março e agosto do Projeto Ambientação, através da Fundação TOYOTA do Brasil. Ao todo, vinte municípios da Região Metropolitana de Campinas participaram da capacitação.

O Projeto teve duração de 82 horas e tinha como objetivo principal incentivar o uso consciente dos recursos naturais através da metodologia TBP (Toyota Business Pratices), em específico a água, tema escolhido para discussão. Este é um método de Gestão de Projetos desenvolvido pela Toyota e aplicável a qualquer problema.

No município, o local escolhido para a aplicação da metodologia foi a Emef Profª Isaura de Carvalho Coelho e, durante o transcorrer do projeto, identificou-se o local com maior gasto de água da escola, denominado como ‘Ponto Vilão’: as torneiras da cozinha, com vazão de 18 litros de água por minuto.

A medida tomada para diminuir o desperdício foi a de implementar redutores de vazão que abaixaram em 10 litros a quantidade de água perdida nas torneiras. Atualmente, são liberados 8 litros de água, vazão suficiente para a realização das tarefas da cozinha.

Ao final deste ano, a equipe participante do projeto terá o levantamento e os números em relação à economia de água gerada. A intenção é que este projeto e metodologia sejam implantados nas demais escolas do município, padronizando a vazão de acordo com a quantidade utilizada na Emef Profª Isaura de Carvalho Coelho.

Além deste trabalho, ações de Educação Ambiental e conscientização em relação à utilização da água nas residências serão apresentadas aos alunos da rede municipal de ensino, através dos professores participantes do projeto.

 

Deixe um comentário

Acessibilidade

Novo modelo de identidade digital padrão do site pmsaposse.sp.gov.br atende às principais recomendações de acessibilidade indicadas para web.

Garantir a acessibilidade na Web é permitir que qualquer indivíduo, utilizando qualquer tecnologia de navegação, visite qualquer ambiente web e obtenha completo entendimento das informações contidas nele, além de ter total habilidade de interação.

Nesse ambiente, buscou-se contemplar as recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do site existe uma barra de menus onde se encontra atalhos de navegação padronizados, nos subitens de Acessibilidade há opções para alterar o contraste das cores e o tamanho dos objetos, essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do site.