Projeto de uso consciente de água é aplicado em escola do município

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, representada por servidores da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Departamento de Água e Esgoto e do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, participou entre os meses de março e agosto do Projeto Ambientação, através da Fundação TOYOTA do Brasil. Ao todo, vinte municípios da Região Metropolitana de Campinas participaram da capacitação.

O Projeto teve duração de 82 horas e tinha como objetivo principal incentivar o uso consciente dos recursos naturais através da metodologia TBP (Toyota Business Pratices), em específico a água, tema escolhido para discussão. Este é um método de Gestão de Projetos desenvolvido pela Toyota e aplicável a qualquer problema.

No município, o local escolhido para a aplicação da metodologia foi a Emef Profª Isaura de Carvalho Coelho e, durante o transcorrer do projeto, identificou-se o local com maior gasto de água da escola, denominado como ‘Ponto Vilão’: as torneiras da cozinha, com vazão de 18 litros de água por minuto.

A medida tomada para diminuir o desperdício foi a de implementar redutores de vazão que abaixaram em 10 litros a quantidade de água perdida nas torneiras. Atualmente, são liberados 8 litros de água, vazão suficiente para a realização das tarefas da cozinha.

Ao final deste ano, a equipe participante do projeto terá o levantamento e os números em relação à economia de água gerada. A intenção é que este projeto e metodologia sejam implantados nas demais escolas do município, padronizando a vazão de acordo com a quantidade utilizada na Emef Profª Isaura de Carvalho Coelho.

Além deste trabalho, ações de Educação Ambiental e conscientização em relação à utilização da água nas residências serão apresentadas aos alunos da rede municipal de ensino, através dos professores participantes do projeto.