Saiba mais! Departamento de Meio Ambiente explica a importância das barraginhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através do Departamento de Meio Ambiente, pretende conscientizar os produtores rurais do município sobre a importância da utilização da técnica das barraginhas. Esta é mais uma das ações do Departamento a fim de trabalhar práticas sustentáveis de proteção ao meio ambiente nas propriedades rurais do município e atender as Diretivas Ambientais do programa Município VerdeAzul.

As barraginhas, ou cacimbas, são importantes pois possuem um formato de prato ou meia lua, produzidos por meio da escavação do solo, que possibilitam a captação de água das enxurradas e, consequentemente, evitam a erosão da terra e proporcionam um maior volume de água infiltrada no subsolo.

O avanço do desmatamento, a transformação de áreas em lavouras e pastagens e a compactação de grandes terras resultou na diminuição do volume de água infiltrada no solo, o que atinge diretamente o abastecimento dos lençóis freáticos. Por conta disso, devemos nos atentar a importância da utilização das barraginhas.

As estradas rurais são realidade na maior parte dos municípios do estado de São Paulo e sua manutenção também deve ser motivo de atenção, uma vez que, se tornam grandes causadores de impactos ambientes ocasionados pela água da chuva.

Com a utilização das barraginhas há um ganho significativo na questão ambiental, através da redução de pequenas erosões, ou até mesmo a formação de voçorocas. Para a economia, a técnica também tem grande impacto para o poder público e produtores rurais, já que não será necessário dispender recursos financeiros para a manutenção das estradas de terra, veículos e escoamento da produção agropecuária.