Saúde Utilidade Pública

Prefeitura promove ação preventiva contra o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com 71.730 mil casos novos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens.

Prefeitura promove ação preventiva contra o câncer de próstata

A Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove no sábado, 18 de novembro, no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas, a campanha Novembro Azul, com ações de prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa irá acontecer das 8h às 14h, com atendimentos nas áreas de urologia, dermatologia, nutrição, mediante agendamento prévio, e odontologia, vacinação, teste rápido para DSTs, oftalmologia e ultrassonografia, por demanda espontânea.

DEMANDA ESPONTÂNEA:

Odontologia
Vacinação (Gripe e Covid-19)
Teste rápido para DSTs
Oftalmologia
Ultrassom

AGENDAMENTO PRÉVIO:

Urologia (agendar no Posto de Saúde da Família (PSF)
Dermatologia (agendar no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas)
Nutricionista (agendar no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas)

De acordo com especialistas, o Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima que, para o triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil. O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com 71.730 mil casos novos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens.

A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). Os especialistas comentam que o exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Mas ressaltam que é importante que o médico observe, mesmo com os níveis elevados do PSA, a existência de outras condições benignas na próstata.